Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Thraupinae
 Cabanis, 1847
Espécie: I. varia

Nome Científico

Ixothraupis varia
(Statius Muller, 1776)

Nome em Inglês

Dotted Tanager


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Saíra-carijó

A saíra-carijó é uma ave da ordem dos Passeriformes da família Thraupidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (tupi) Tangaráata = andar; e carã = em volta; (dançarino); e do (latim) varia, variare = várias, diversas, variegado. ⇒ Dançarino variegado.

Características

Mede cerca de 11 centímetros de comprimento e pesa cerca de 10 gramas.
O macho da espécie apresenta a maior parte da plumagem na coloração verde intenso com asas e cauda azul-turquesa. Os lores são pretos. Pequenas e poucas manchas pretas ornamentam a região da garganta e do peito.
A região central do ventre é amarelada nas fêmeas da espécie. Estas, apresentam mais verde nas asas e falta-lhes os lores pretos encontrados no macho da espécie.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).

Alimentação

Alimenta-se de frutas.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Sua área de distribuição vai desde Roraima até o Mato Grosso, sempre à direita dos rios Negro e Madeira. Também encontrado na Venezuela e parte das Guianas.

Referências

Referências externas

Galeria de Fotos